Nutrição no ciclismo

Postado por: Jasmin Falletti

A nutrição no esporte tem um elemento fundamental para o atleta, proporcionando os ajustes demandas energéticas e de nutrientes, para alcançar um melhor desempenho. Recomenda-se que os esportistas sejam submetidos a estratégias nutricionais antes, durante e após o treinamento. Devendo ofertar macronutrientes, necessários ao metabolismo energético, além de reforçar mecanismos antioxidantes e do sistema imune a partir do suprimento de micronutrientes (Mühlen; Schauren, 2018).

O ciclismo passou a ser praticado por desportistas amadores e não somente por atletas profissionais, sendo conhecido como um esporte de grande performance, exigindo equilíbrio nutricional e físico, pois apresentam provas e treinos de longa duração e percursos com variações em dificuldade e intensidade (Silva et. al, 2018).

Durante um exercício de longa duração, acontecem mudanças químicas importantes, como a elevação da temperatura corporal, devido às contrações musculares e através das reações do metabolismo energético, durante a queima de glicogênio para a produção de energia (Silva et. al, 2018).

Por isso, verifica-se cada vez mais a indispensabilidade em avaliar o estado nutricional desses praticantes, com o objetivo de atender suas necessidades nutricionais, tanto para a melhora no desempenho do esporte escolhido, bem como para o desenvolvimento das atividades diárias (Bizar et. al, 2019).

Para os ciclistas, quando falamos em performance, a redução excessiva da caloria da dieta pode ocasionar perdas musculares importantes por falta de nutrientes ativos na recuperação após o exercício físico, como carboidratos, vitaminas lipossolúveis e proteínas. Assim sendo, sugere-se uma dieta que leve em respeite as influências da hereditariedade, sexo, idade, peso e composição corporal, condicionamento físico e fase de treinamento, levando em consideração sua frequência, intensidade e duração e modalidade (SBME, 2009).

Com relação à alimentação, um dos nutrientes mais importantes na oferta de energia em modalidades esportivas de alta intensidade, como é o ciclismo, é o carboidrato (Marchesato; Souza, 2011). Mas a escolha dos alimentos fontes de carboidrato, assim como as preparações das refeições que antecedem as provas, devem respeitar alguns princípios básicos, apontados pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício:

• Respeitar as características gastrintestinais individuais dos atletas;
• Fracionar a dieta em três a cinco refeições diárias;
• Avaliar o tempo de digestão necessária para a refeição pré- exercício;
• Considerar o tamanho da refeição e a composição em quantidades de fibras (SBME, 2009).

Fornecer o aporte energético adequado, ofertando quantidades preconizadas de carboidratos, proteínas e lipídios e analisar a necessidade de suplementos alimentares, tornam-se imprescindíveis, visando a melhora de sua performance. Para que a produção de energia não fique prejudicada durante as provas de ciclismo, o suprimento de carboidratos deve ser adequado, pois é a principal fonte energética, e sua reserva (glicogênio) é degradada rapidamente. Com relação a proteína, é necessário a reposição da mesma para reparo de lesões musculares, e, no bom funcionamento do músculo esquelético. Já os lipídios são imprescindíveis fontes energéticas, a partir dos ácidos graxos (Marchesato; Souza, 2011).

É evidente a importância de uma boa alimentação no rendimento de esportistas em geral. Independentemente do tipo de prova, os macronutrientes são essenciais para fornecer condições metabólicas favoráveis ao atleta. Determinar condutas nutricionais adequadas que garantam a saúde, recuperação e o rendimento máximo, torna-se uma boa estratégia para equipes de ciclismo (Marchesato; Souza, 2011).

Sendo assim, estudos recomendam a inclusão do nutricionista apoiando o trabalho de preparação de atletas de ciclismo, além de uma equipe multidisciplinar (educador físico, médico, fisioterapeuta..), que atenda outras necessidades que o atleta possa ter.

A clínica Motivation possui todos os recursos necessários para que você, atleta, tenha seu melhor desempenho alcançado. Entre em contato para saber mais.

Compartilhe esta postagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, me chamo Jasmin Falletti, sou Nutricionista da Clinica Motivation. Posso ajudar?