PERIODIZAÇÃO NO CICLISMO

Postado por: Renan da Silva

De acordo com os artigos e estudos acadêmicos, define periodização como a forma que seu treinamento é organizado de uma maneira a planejar seu treino da melhor forma possível, para que o atleta alcance os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

A periodização deve levar em conta vários elementos como frequência, intensidade, volume e objetivos. Geralmente é dividida em microciclos (semanas), mesociclos (mês) e macrociclos (semestre ou ano). Também existem vários tipos de periodização na literatura acadêmica como a periodização Ondulatória, periodização paralela, periodização em blocos, mas a mais tradicional que geralmente é utilizada nos esportes é a periodização linear.

As fases da periodização são divididas de acordo com o calendário esportivo de cada equipe e atleta, são elas as fases preparatória (geral e específica), competitiva e transitória. A fase Geral é a fase de adaptação anatômica, ou seja, a base onde se trabalha muito volume de treino e fortalecimento geral. A fase específica se trabalha força e potência muscular, ou seja, aumento da intensidade do treino. A fase competitiva se trabalha potência e resistência de ritmo de competição com alta intensidade e volume. A fase de transição apenas reabilitação ou regenerativo com baixo volume e intensidade.

Resumindo a periodização é um planejamento organizado e sistematizado do atleta e da equipe para cada período do ano, mês, semana e dia, cada treino deve ser bem planejado de acordo com o seu treinador para que o atleta atinja o pico de performance nos principais objetivos das principais competições do ano.

Compartilhe esta postagem

Comentário (1)

  • Pablo Albano Resposta

    Parabéns muito bom o artigo!

    05/08/2021 em 09:28

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá, me chamo Renan Silva, sou Personal Trainer na RS Personal Trainer. Posso ajudar?