Volume e Intensidade

Postado por: Renan da Silva

SÉRIE DE MATÉRIAS SOBRE VARIÁVEIS DO TREINAMENTO DE CICLISMO

MATÉRIA DA SEMANA – VOLUME E INTENSIDADE

Classifica-se como volume de treino no ciclismo a quantidade de horas pedaladas durante 1 sessão de treino, a distância percorrida em quilômetros durante 1 sessão de treino e o número de sessões de treino durante a semana.

Já a intensidade é a qualidade do treino nas valências de velocidade, potência (WATS), frequência cardíaca (FC), a cadência medida pelas rotações por minuto (RPM), e também medida pela percepção de esforço (escala de BORG 1 A 10). Porém no entendimento comum intensidade é medida em força, ou o quanto aquele atleta está forte ou fraco de acordo com a soma de todas as valências citadas e geralmente é medida em treinos coletivos com concorrência de outros atletas em diferentes níveis de condicionamento.

Geralmente os treinamentos de ciclismo tem 2 características dominantes, com volume menor e maior intensidade, ou com volume maior e menor intensidade, resumindo treinos curtos podem ser intensos os famosos treinos de tiros intervalados e treinos longos geralmente são menos intensos os famosos “longão”.

O ideal é realizar treinamentos com volume próximo ao volume que terá nas próximas competições, nunca esquecendo do princípio da individualidade biológica, ou seja, cada atleta reage diferente aos estímulos de treino.

O volume e intensidade é muito relativo e individual de cada atleta, pois cada um tem seus objetivos durante um ano e treina para estar bem fisicamente nesses objetivos que são as competições, porém a periodização, ou seja, o planejamento da equipe, do atleta e do treinador deve estar alinhado aos objetivos em comum.

Outras variáveis do treinamento do ciclismo serão abordadas em matérias futuras com assuntos relacionados como a periodização de treino, as zonas de treino, o VO2MAX, os fatores psicológicos, a nutrição e suplementação, o descanso e sono, os testes do ciclismo, um tópico especial sobre competição de ciclismo, os diferentes terrenos do ciclismo, os níveis de atleta, massagem recuperativa, a densidade e frequência de treinos ideal, em breve novas matérias interessantes sobre as variáveis do treinamento do ciclismo.

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